Psicanalise e psicoterapia tranpessoal

Eclipses touro e escorpião


 Mudança de eixo dos eclipses, o que isso significa?

Bom, ainda iremos ter mais um eclipse no eixo gêmeos e sagitário, um eclipse solar, mas esse eclipse do dia 19, marca o início de uma nova etapa.

Depois de ter passado alguns longos meses lidando com as questões das verdades e mentiras do eixo anterior, vamos nos preparar para lidar com questões relacionadas aos valores, todos os tipos de valores.

O eixo touro/escorpião: Dois signos que dizem sobre o amor.

Touro é o amor e harmonia, representa o sensorial materializado, e escorpião é amor e dor, simboliza a autoridade e profundidade, é o sensorial que não se vê.

Touro é cuidador, amoroso, está em busca da estabilidade, tem força e paciência. Procura conduzir a vida de forma estável, harmoniosa e amável, e é exatamente assim que devemos conduzir o desenvolvimento do nosso sistema de valores daqui pra frente, todos os valores nesse novo ciclo de eclipses.

A proposta agora é o renascimento, e para renascer, primeiro é preciso aceitar morrer, fechar um ciclo para permitir que outro comece, e isso pode significar nascer e morrer muitas vezes.

A ressurreição e a busca pela própria parte rejeitada com a finalidade de destruí-la para reconstruir uma personalidade mais elevada, é apenas um dos aspectos desse eixo nodal de touro e escorpião. 

O caminho tortuoso dos excessos de vaidade, mentira, inveja ganância e a necessidade egóica de querer se apropriar de tudo, agora mais do que nunca deve ser revisto. O mundo já não tolera mais aqueles que só querem possuir pelo prazer de ter poder.

Quem ainda estiver preso na crença de que a felicidade está na realização das suas fantasias de poder, e que o objetivo da vida é se adequar às exigências da aparência, o sentimento que reinará é o vazio, vazio de si mesmo.

Será um ciclo de revisão dos valores e entendimento dos conceitos de segurança, pois o maior aprendizado coletivo poderá girar em torno de construir uma estrutura emocional segura, e essa segurança pode não estar nas posses, mas naquilo de que você é possuidor.

Possuir a si mesmo sobrepõe ao Ego e transcende a matéria, e parte importante desse processo é entender que transcender não é negar a si mesmo, mas ultrapassar as barreiras que ainda nos prendem nesta condição de inferioridade de querer ter o poder ou o controle, é compreender que o mal que habita o mundo, também está dentro de nós, e assim, nos libertar da tendência de se encaixar tanto no lugar da vítima quanto do carrasco. Caso contrário, continuaremos presos aos próprios padrões de comportamento infeliz, sendo hora destruidores, hora atraindo a destruição.

Boa sorte para nós.


Juliana Stuff


A arte familiar - Plutão casa 4

 


Plutao casa 4- a arte de familiar

Essa é a área das estruturas emocionais, do lar, da família e para onde você vai para se sentir seguro.

Plutão representa a destruição, a desconstrução e a regeneração. Ter um plutão aqui pode sugerir uma infância cheia de desafios, um lar conturbado ou constantes transformações na estrutura daquilo que é considerado seguro pelo dono do mapa.

O dom da regeneração plutoniana certamente irá convidar essa pessoa a rever o seu conceito de estruturação de lar e de família, sair do paraíso da infância e assumir a realidade da própria vida, e isso não será nada fácil, pois é bem confortável se manter inconsciente.

Nesse caso, o preço que se paga pela inconsciência pode ser a amargura de nunca encontrar aquilo que tanto deseja, um lar feliz e harmonioso.

A lição de plutão aqui pede para abandonar o mito da criança rejeitada e assumir a individuação, pois a sensação de proteção que tanto ama pode ser limitante na capacidade de perceber a vida.

Libertar-se do mito familiar é parte importante nesse processo, e isso não quer dizer desonrar os pais ou rejeitar a família que construiu, mas saber compreender qual a parte que lhe cabe nesse núcleo, diferenciando com maturidade o que é seu e o que é do outro, porque enquanto estiver preso aos conflitos infantis, sua visão de mundo continuará confusa.


Juliana Stuff 


Plutão casa 3 • A arte de comunicar


 Plutão casa 3- a arte de comunicar

Aqui a força poderosa de Plutão afeta tudo aquilo que entendemos por comunicar.

Falar, pensar, escrever, ler, compartilhar, trocar, a tendência é a de mesmo sem querer se tornar consciente de tudo o que é inconsciente.

Plutão é intenso e não aceita nada pela metade.

A compulsão por mergulhar dentro dos próprios pensamentos e dos outros pode ser genial ou obsessivo, o que geralmente leva a insatisfação mental por conta da dificuldade em se comunicar, aliás, a comunicação é sempre um campo de batalhas para quem tem plutão na terceira casa do mapa de nascimento.

O desejo pelo controle ou poder nas expressões muitas vezes pode aparecer numa forma crítica de expor suas ideias. Quem tem esse plutão não tem tempo pra perder com futilidades, as conversas são sempre profundas em conteúdo, e justamente pela intensidade mental, o trivial ou superficial não tem espaço.

Com bons aspectos indica uma personalidade com boa capacidade de concentração e introspecção, uma mente bastante intuitiva e um gosto especial por psicologia ou espiritualidade, já com maus aspectos, pode se tratar de alguém que enfrentou muitos desafios na alfabetização que podem afetar a comunicação na vida adulta.

Como a casa 3 também trata de irmãos, tios e primos, estes podem influenciar de alguma maneira a vida destas pessoas, seja positivo ou negativo dependendo dos aspectos que recebe.

Aspectos negativos com mercúrio ou marte pode indicar um gosto por pensamentos ou ações inferiores, como fofoca, mentira, inveja. Se é uma pessoa conectada com a sombra segue a vida acreditando e projetando no outro o problema que está dentro de si.

O fato é que plutão é força, poder e desconstrução, e é isso o que ele vai promover na vida, então, quanto mais fraco for o ego mais difícil será suportar os próprios aspectos rejeitados.


Juliana Stuff 


Psicanálise e Psicoterapia transpessoal

  Resumo do Livro "Psicopatia como Herança"História central: Foca em Lino, um homem cuja falta de consciência emocional afeta sua ...