Psicanalise e psicoterapia tranpessoal

Jupiter e netuno em peixes 2022


 

Jupiter e Netuno se encontram a cada 12 ou 13 anos aproximadamente, mas no signo de peixes isso acontece mais ou menos a cada 166 anos.  Esse é um evento raro, principalmente por ser dois planetas regentes do mesmo signo (Peixes) que se encontrarão no próprio signo de domínio, por isso é um evento tão especial.
Mas não tem como falar desse evento, sem entendermos um pouquinho sobre o significado de cada um dos envolvidos:
Júpiter é o maior planeta do sistema solar e o antigo regente do signo de Peixes pela astrologia tradicional. Isso até descobrirem a existência de Netuno, que passou a ser o novo regente do signo de Peixes.
Júpiter é expansivo, tudo relacionado a ele cresce, aumenta. Também é considerado o símbolo da fé. E Netuno é difuso, disforme, nebuloso, intangível.
Na mitologia é o Deus do mar, na psicologia é a fuga da realidade, ou a busca pela divindade.
Netuno tem ligação com as águas, inundações, líquidos do corpo, remédios, venenos e também vírus, doenças... É muito comum surgirem epidemias quando esses 2 planetas se encontram, ainda mais no signo de Peixes, que tem uma relação simbólica com hospitais, mas também, coisas relacionadas a cura de doenças. Muitos fatos importantes na história da medicina aconteceram durante uma conjunção Jupiter/Netuno, como a descoberta do bacilo da peste bubônica, por exemplo.
A última vez que eles estiveram juntinhos assim em peixes foi em março de 1856, e naquele ano, exatamente no dia 30 de março, com Jupiter, Netuno , Vênus e mercúrio em conjunção, foi assinado o Tratado de Paris após a derrota da Rússia na Guerra da Crimeia, curioso né?
Também teve alguns incidentes marcantes envolvendo água nesse período, no mesmo ano o mar invadiu a vila de Velas, ilha de São Jorge em Portugal, e causou um naufrágio levando à morte a todos os tripulantes. O mar levou casas e barcos e atingiu uma posição elevada em pouco tempo na zona da Conceição, chegando às paredes da cerca do Convento de São Francisco (hoje, o Centro de Saúde).
Mas em relação a propagação de doenças, todas as vezes que esses dois planetas se encontram, independente do signo, algum evento relacionado com alta contaminação de um vírus novo, epidemias, pandemias ou doenças, também acontecia. O mais interessante, é que isso não tem sentido único em direção a doenças ou catástrofes, também tem relação com vacinas e eficácia de novos tratamentos, como a vez em que Netuno e Jupiter estiveram juntos em setembro de 1932, neste episódio da história, Getúlio Vargas, aprovou pelo Decreto n.º 21.434, o Regulamento do Serviço de Profilaxia da Febre Amarela no Brasil.
Esse aspecto com exatidão acontece especialmente no dia 12 de abril de 2022, e se estende até maio, já se distanciando para depois se encontram novamente no fim do ano para uma despedida.
Para entender um pouco mais dessa conjunção na história, vou trazer aqui uma breve série sobre os fatos memoráveis envolvendo essa conjunção pelos signos, tenho certeza que você vai gostar.
Até breve.

juliana Dorotéa

#astrologiasãojosedoscampos #bosquedoseucaliptossjc #psicanaliseeespiritualidade #regressaoterapeutica #netuejupiterempeix


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psicanálise e Psicoterapia transpessoal

  Resumo do Livro "Psicopatia como Herança"História central: Foca em Lino, um homem cuja falta de consciência emocional afeta sua ...