**Parte 2**
Não tem como deixar de falar da interpretação das ideias num ano regido por mercúrio, mas é muito importante saber quais são os desafios que esse mercúrio carrega para o coletivo em 2022.
Já sabemos que o astro regente será o grande comunicador do zodíaco, mas o ano começa com a passagem de júpiter por peixes, e isso pode influenciar bastante a nossa capacidade interpretativa.
É provável que todo o coletivo se sinta vulnerável, motivado por uma necessidade de segurança muito difícil de satisfazer, isso porque o conceito de segurança é que deverá ser revisto daqui para frente, o seguro não está mais naquilo que o “outro” pode me proporcionar, mas sim em como cada um de nós pode ser capaz de criar a própria estrutura interna segura.
Se formos capazes de olhar para além do próprio umbigo, provavelmente essa necessidade de segurança seja preenchida simplesmente entendendo que ninguém é o centro do universo, e nenhum ser vivente neste planeta é mais especial que o outro. No fim das contas, a constatação pode ser a de que somos todos farinha do mesmo saco, e se eu acredito que mereço viver em um mundo melhor, essa mudança deve começar por mim.
Também no momento do ingresso do sol em áries, mercúrio, nosso regente de ano, estará numa conversa bastante interessante com outros dois astros: Jupiter e Netuno, os dois em Peixes e os dois funcionam muito bem lá, portanto, esta será uma influencia conjunta na interpretação dos fatos coletivos.
Jupiter é expansivo, é regente da fé, generosidade, compaixão, criatividade e tudo relacionado a ele tende a ser exagerado, e Netuno.... bom.... onde Netuno está, está também a confusão. Netuno sonha com a liberdade, mas não age, continua a sonhar. Ele idealiza, é passivo, platônico, místico, anseia por um mundo ideal, mas se perde em sua própria névoa.
No seu lado mais luminoso representa a conexão com a espiritualidade, a criatividade, empatia e o amor além da barreira da matéria. Na sombra é o escapismo, a confusão, loucura, intoxicação.
Netuno é maleável, charlatão, traidor, conspirador, delirante, místico, feiticeiro, e toda essa força criadora estará exageradamente misturada a expansão de Jupiter e mercúrio, em outras palavras, a criatividade, a espiritualidade e a loucura estarão de mãos dadas em todas as formas de comunicação e interpretação das palavras em 2022.
Não se espante com os delírios coletivos, mas procure ser consciente. Faça você a diferença em seu núcleo mantendo os dois pés bem presos ao chão, e caso seja necessário, tenha fé, pois ter fé é ter absoluta certeza. Não importa que seja no contexto religioso ou no sentido figurado da palavra, o que importa é que não dá para ter fé e duvidar ao mesmo tempo, portanto, quem tem fé acredita, e quem acredita, também é capaz de acreditar em si mesmo e ter força suficiente para sair da condição de loucura ou delírio coletivo.
Juliana Stuff