E virá como guerra
A terceira mensagem
Na cabeça do homem
Aflição e coragem”
A letra é do Zé Ramalho, mas parece que vira e mexe estamos nós lidando com essa sombra novamente.... bom, no caso da atualidade acredito que seja pela nossa conexão com a temática das tragédias, estamos sintonizados com ela, com os medos, com a falta, com a dor, com o vazio. Pensamos em tragédia o tempo todo, comentamos sobre as tragédias o tempo todo, e consequentemente atraímos a tragédia pela nossa sintonia de vibração.
Fico me perguntando se estamos aprendendo alguma coisa com isso?
Uma vez ouvi de alguém que para haver uma mudança, todo mundo precisa concordar que é necessário mudar, e as vezes têm que ficar bem pior antes de melhorar de verdade, pois quem sabe assim, todo o coletivo aceite fazer as mudanças necessárias. Foi assim em todos os grandes momentos da história mundial, e parece que não será diferente agora.
Não é de hoje que os alertas sobre a importância de mudar o comportamento individual para alcançar o coletivo está sendo divulgado para quem quiser ver, mas especificamente depois que saturno (estruturas) entrou em aquário (coletivo) para fazer uma quadratura (reajustamento) com urano (liberdade) em touro (acomodação), isso tudo ficou ainda mais evidente.
É claro que toda mudança provoca bagunça, e para quem não quer mudar, ou não quer se esforçar para viver de forma diferente, o comportamento pode ser o da rebeldia, por não aceitar que é necessário rever a própria conduta, afinal de contas, isso dá trabalho, é cansativo sair da acomodação. Mas a realidade está batendo na porta, e aquela estrutura segura que conhecíamos, não existe mais.
Não demora muito e Plutão (regeneração) vai entrar em aquário, trazendo grandes tendências reformistas. O trânsito de um planeta lento como plutão é sempre mais impactante quando entra e quando sai de um signo, provocando todos os tipos de chacoalhadas necessárias para promover a morte do velho e o nascimento do novo. Agora ele está nos últimos momentos de Capricórnio (ordem e disciplina), e em 2023 ele já vai dar o ar da graça em Aquário (coletivo).
Nessa mesma época teremos Saturno em Peixes (escapismo) cobrando realidade para quem ainda está tentando fugir dela, se opondo a Lilith, (desejos sombrios) em virgem (ordem e controle), pedindo uma revisão pessoal e coletiva na forma como servimos ao outro.
Infelizmente, ninguém vive conforme seus desejos, vivemos num mundo real onde bem e mal se misturam, e as mãos destinadas a criar ou conduzir não podem evitar de se sujar. Devemos entender que o mal é tudo aquilo que bloqueia, são os medos e fraquezas, e enquanto nós não trabalharmos para sermos consciente deste mal, certamente nossas melhores intenções serão contaminadas por ele.
Boa sorte para nós.
Juliana Stuff
#soudesanja #saojosedoscampos #psicanálise #psicanaliseparatodos