A Revolução Francesa, aconteceu entre 1789 e 1799, foi responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia e pelo término do Antigo Regime.
Revolução Francesa é o nome dado ao ciclo revolucionário que aconteceu na França e marcou o fim do absolutismo nesse país, e para quem ainda não sabe o que é absolutismo, Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa que defendia a teoria do poder absoluto do rei sob a nação.
Essa revolução, teve uma grande participação popular e atingiu um alto grau de radicalismo, uma vez que a situação do povo francês era precária em virtude da crise que o país enfrentava.
Com certeza foi um marco na história da humanidade, porque inaugurou um processo que levou à universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais a partir da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Esse movimento também abriu caminho para a consolidação de um sistema republicano pautado pela representatividade popular, que hoje conhecemos como democracia representativa, então não há dúvidas de que um movimento popular que começou lá na França foi um marco importante para nossa história recente.
A Revolução Francesa só foi possível graças à popularização dos ideais do Iluminismo, que ao contrário do absolutismo, afirmava que o poder do rei deveria ser limitado por um conselho ou uma instituição.
A política que hoje conhecemos no Brasil com um modelo de estado onde o governo se divide em 3 poderes: legislativo, executivo e judiciário é herança desse movimento, e essa ideia foi adotada em quase todos os países do mundo ocidental.
A religião também foi muito criticada por vários pensadores iluministas. A maioria deles defendia a limitação dos privilégios da igreja, mas também haviam aqueles que compreendiam a força da religião na formação do ser humano. Para eles o ideal seria que houvessem duas esferas distintas: a religião e o Estado. Entendiam que a igreja como uma instituição deveria ser extinta, e a fé seria apenas uma expressão individual.
Bom, o início desse movimento foi em 1789. Naquela época, o céu do momento era: Plutão em aquário, saturno em Peixes e eclipses acontecendo no eixo touro e escorpião, curiosamente, este cenário se repete em 2023. Mas vamos por partes, primeiro vamos tentar desvendar o que cada uma dessas coisas significa, pra depois tentar traçar um paralelo com a atualidade.
Plutão em aquário:
Plutão trata das crises, conflitos e transformações, e falar do significado dele em poucas palavras é desafiador, mas de forma bem resumida, os assuntos relacionados a ele nunca são suaves, é sempre morrer ou matar. Ele mostra onde devemos lidar com toda nossa porção primitiva que ainda carregamos na alma, coisas como ódio, inveja, ganância, poder ou as dores e angústias pela falta dele. E aquário é o signo mais humanitário do zodíaco, pois é em aquário que lidamos com o coletivo. Bom, já deu pra perceber que o assunto de Plutão em aquário tem relação com toda a humanidade, não é mesmo?
O trânsito de Plutão é bem lento e bem irregular, podendo oscilar entre 12 e 30 anos, uma variação bem grande né! Em média, ele leva 250 anos para dar uma volta completa no zodíaco, isso significa que se você é do signo de aquário ou tem o ascendente em aquário, viver esse trânsito será um privilégio.
Para o nosso coletivo, será igualmente um privilégio, pois ter a oportunidade de extrair de vez do comportamento humano essa postura de querer ter o poder, regalia ou a isenção de suas próprias responsabilidades significa um grande passo em direção a essa tão falada, e até sonhada, transição planetária.
Plutão ficará 20 anos em Aquário e deve trazer profundas transformações sociais nas liberdades individuais e coletivas, mas vale lembrar que com ele não tem acordo, suas transformações geralmente vêm acompanhadas de grandes sacudidas, então podemos esperar para esses próximos anos uma grande mudança nos hábitos coletivos, nem tanto por vontade ou iniciativa própria, mas por imposição do destino.
Saturno em peixes:
Saturno é o senhor do tempo, representa a sabedoria e a maturidade adquirida através dele. É o senhor do karma justamente por cobrar de nós a responsabilidade que temos com as lições aprendidas, por isso é muito temido por alguns.
Saturno é frio e seco, sua passagem tem relação com o medo, talvez pelas cobranças que ele nos faz. Por ser o senhor do tempo, tudo o que ele mais tem é paciência para esperar nossa capacidade de auto responsabilidade florescer, e isso pode significar restrição e escassez.
O trânsito de saturno não é tão longo quanto o de Plutão, ele fica em média 3 anos em cada signo, mas dura o suficiente para nos dar uns bons tapas na cara que nos ensine a lidar com a única coisa que realmente saturno quer: maturidade, comprometimento e respeito, o que me faz lembrar um trecho de uma música do Legião Urbana que nos diz que disciplina é liberdade.
Em resumo, saturno cobra. Tem a postura do pai que educa, do chefe que cobra resultados ou do professor que testa sua capacidade.
A passagem dele por peixes pode representar um choque de realidade aos desavisados, aos sonhadores ou aos delirantes, sim pessoal, delirantes, lembrem-se de que peixes é regido por Netuno, e Netuno é o rei dos devaneios.
Peixes é complacente, benevolente, gentil, altruísta, criativo e empático, mas a pior faceta desse signo é a fuga da realidade e o auto compadecimento, e se tem uma coisa que saturno não tolera, é a fragilidade, especialmente a de natureza moral egocentrista.
Isso automaticamente sugere dois traços bem marcantes desse momento que viveremos a partir de 2023: o primeiro é a possibilidade de encarar as questões do altruísmo com mais respeito, onde a espiritualidade definitivamente deixa de ser uma questão única religiosa, e finalmente admite-se ser uma questão filosófica. Em outras palavras, o entendimento das pluralidades dos mundos ou da reencarnação poderá não se vincular a uma religião, mas sim a uma filosofia de vida.
O outro ponto de observação de saturno em peixes é a cobrança por realidade daqueles que insistem em viver desacordados, sonâmbulos ou hipnotizados, andando em círculos e presos em suas próprias masmorras fantasiosas, castradoras ou punitivas. Saturno em peixes é um convite a maturidade emocional.
Os eclipses em touro e escorpião:
Sobre esse assunto já falamos bastante nos últimos meses né? Mas vou dar uma breve resumida: A necessidade coletiva e individual de olhar para toda essa sujeira moral que já vimos até hoje, mas que agora não queremos mais ter por perto.
Bom, somente esses 3 pontos resumidos até aqui é um remix do início da revolução Francesa, e se alguém tem dúvidas de que o mundo está mesmo estranho, basta olhar qual foi o gatilho dos inícios das manifestações populares a 234 anos atrás, e comparar com o que estamos vivendo atualmente para tirar suas próprias conclusões.
Plutão entra em aquário em 2023, mas retorna para capricórnio e liquida algumas faturas relacionadas com as estruturas, somente em 2024 ele se fixa em aquário.
Para quem tem o sol em aquário ou leão (seu oposto complementar) pode esperar uma mudança grande na vida, vale a pena você conhecer onde está o seu sol e quais os aspectos que ele recebe. O meu por exemplo está na casa 2, então posso esperar muitas lições a respeito de valores e estabilidade pelos próximos anos.
Se você tem o ascendente em aquário, realmente esse será um grande privilégio, pois ter plutão passando pelo ascendente não é pra qualquer um, esse realmente será um período de grandes e profundas transformações na forma como você se apresenta para o mundo. Algumas delas podem ser difíceis, mas não tenho dúvidas de que serão grandes. Quando plutão entrou no meu ascendente a 14 anos atrás, fui mãe pela primeira vez (tenho 3 filhos) foram 14 anos de grandes mudanças.
Por Plutão ter um trânsito muito lento, os acontecimentos mais marcantes acabam sendo no início e no final de sua passagem por um signo, e dessa vez serão 20 anos de mudanças. Para o coletivo podemos esperar algumas sacudidas para 2023, 2024, 2025 e 2026 quando netuno entra em áries, mas esse já assunto para um outro dia.
Boa sorte para nós.
#Plutãoemaquario #2023 #previsão2023 #psicanaliseeespiritualidade #astrologiapsicanálise #saojosedoscampos

