Psicanalise e psicoterapia tranpessoal

Jupiter Retrógrado

 

 

 

Jupiter retrogrado

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa. É o quinto planeta em relação ao sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, mas tem 2 vezes e meia a massa de todos os outros planetas somados, por isso ele é entendido na astrologia como o planeta expansivo, tudo relacionado com ele se expande, e por isso é visto como o otimista do zodíaco.

É regente do signo de sagitário de elemento fogo e co-regente de peixes elemento água.

Representa o senso de justiça, (muito ligada ao elemento fogo), e a conexão com Deus, a fé, a religiosidade ou filosofia de vida, (ligada ao elemento água), portanto, onde existe um Jupiter em destaque, existe também a destemperança, o excesso de auto indulgencia, a preguiça, a irresponsabilidade, o descompromisso e a dificuldade em lidar com a autoridade alheia.

Júpiter tem referência com tudo aquilo que é leve ou animado ou o que está além do superficial, do básico ou do comum, e certamente isso afasta dessa pessoa os medos naturais em relação ao instinto de auto proteção (e quando eu falo de um Jupiter forte, eu estou me referindo tanto ao lado bom quanto ao lado ruim desse perfil de personalidade)

Desta forma, a posição de Jupiter no mapa ajuda a entender como funciona o jeito que cada um tem de relaxar e como entendemos o prazer de viver. E no caso de um Jupiter cheio de desafios, pode sugerir uma dificuldade de assumir responsabilidades, uma atitude mais inconsequente e a falta de fé.

Jupiter é fascinado pelo prazer de viver, e estar sempre vivenciando este fluxo de prazer de forma descontrolada, pode levar a pessoa a querer viver apenas o lado fácil e gostoso da vida, e aí o comportamento que se segue é de alguém que está sempre explorando as situações ou as outras pessoas com a intensão da satisfação pessoal.

É aquele que só vai querer comer apenas o que é gostoso ao paladar, porque se preocupa apenas com a satisfação. É aquele que tem baixa tolerância à frustração, aquele que se afasta das responsabilidades ou dos comprometimentos, ou seja, uma pessoa que não quer crescer nem amadurecer.

Pela habilidade de expandir os assuntos relacionados a ele, isso pode acabar se tornando uma benção ou um castigo, porque Jupiter pode expandir os ganhos, mas também os débitos. A fé, mas também a desesperança, isso vai de acordo com os significados que Jupiter possui no mapa de cada um.

Portanto, uma natureza mesquinha e agressiva, vai ser mais expansiva nessas atitudes do que o necessário. Uma personalidade melancólica, vai ser mais reativa a qualquer coisa que aconteça em sua vida e acabar se entregando a melancolia de forma desproporcional, uma personalidade inconsequente, vai ter mais comportamentos de desfiar a morte justamente por não ter medo dela, e assim segue.

Jupiter também é o símbolo da sabedoria, do conhecimento superior e a busca por tudo aquilo que está além da superfície, então é bem comum encontrar pessoas com um Jupiter em destaque ou retrogrado com tendência ao autoritarismo, porque eles acreditam seriamente que suas visões de mundo são verdades absolutas, e suas crenças e opiniões são incontestáveis.

São aquelas pessoas que querem ditar as regras, mas são incrivelmente sedutoras e conseguem convencer a todos de que a sua verdade é a melhor.

São aqueles arrogantes simpáticos, e eles sempre vão ser aqueles que mais entendem daquele assunto em questão. (a gente vê muito disso nas quadraturas de mercúrio com Jupiter, especialmente se esse Jupiter está no ascendente ou na casa 9)

São aquelas pessoas que tem a postura do sábio, um ar meio professoral de palestrante educador, aquela personalidade intocável por causa da sua postura soberanamente encantadora.

São pessoas que se acham no direito de julgar os outros: eles mesmos julgam, dão a sentença ou absolvem suas vítimas, são os paladinos da justiça. Não é difícil encontrar juízes, promotores ou advogados com esse traço de personalidade.

O perfil de Jupiter sempre se acha a pessoa mais importante do mundo, se enxerga como alguém que possui o dom espiritual da revelação e da sabedoria, e consequentemente tem o dever de compartilhar isso com o mundo. São pessoas com tendência a ser pretenciosas, vaidosas, teatrais e arrogantes.

Quando esse Jupiter vem cheio de aspectos difíceis como as quadraturas e as retrogradações, ou quando envolve marte ou mercúrio, ou as casas relacionadas com a comunicação (3/9) ou as casas relacionadas a ele (9/12), isso fica mais evidente.

Essas são pessoas aventureiras, com a necessidade de viver a vida no maior grau de satisfação possível. Eles confiam demais na sorte, mas ao mesmo tempo podem se enxergar como a pessoa mais azarada do mundo em outros momentos, isso porque oscilam entre uma fé exagerada ou uma falta de fé desmedida. (isso especialmente no caso de Jupiter retrogrado)

Então, onde Jupiter está no mapa, está também o descontrole, a voracidade, a falta de limites ou a dificuldade de lidar com eles, a incapacidade de avaliação da forma correta de lidar com a quantidade das coisas. (tanto para mais quanto para menos)

Então como que podemos observar uma tendência de comportamento desequilibrado apenas observando Jupiter:

Primeiro, se o planeta está em movimento retrógrado, pois o retrógrado sugere a reavaliação e a necessidade de olhar para dentro.

Esse pode ser um indicativo de uma personalidade que a muito tempo está cristalizada na limitação ou no desperdício, e geralmente se fixa mais no desperdício de oportunidades, seja pela descrença em si mesmo ou pela confiança excessiva de que alguém vai prover a sua felicidade

Então aqui podemos observar uma tendência de comportamento de contentamento consigo mesmo, (sabe aquela pessoa que tudo tá bom, ela não faz questão de nada, qualquer coisa serve.... na verdade, ela não quer assumir os riscos da responsabilidade) esse pode ser o reflexo de comportamento de uma pessoa que tende a recusar os sacrifícios necessários pra conquistar o sucesso de seu programa de vida. E os motivos podem ser vários: frustração, negação, medo, comodismo....

A conclusão disso é: nenhuma, porque é preciso começar alguma coisa para colher os frutos, então uma certa inércia pela falta de fé pode ser notada num Jupiter retrogrado, do mesmo jeito que uma fé exagerada também, e é nesse ponto que se observa uma outra forma de contentamento consigo mesmo, aquela pessoa que não quer nada, não faz nada pra melhorar a própria condição de vida porque acredita que as coisas são assim mesmo, que Deus vai ajudar.... é aquele que fica eternamente esperando um salvador ou um líder que vai dizer o que deve ser feito.

E os motivos para essa inércia também podem ser muitos, só o restante do mapa é que pode ajudar a entender melhor essa questão.

Como Jupiter passa apenas um ano em cada signo, observar as características da expressão dele por signo é importante. Vou trazer alguns exemplos breves do comportamento de Jupiter retrogrado por signo.

Jupiter retrogrado em aries:

Essa personalidade tende a ser direta demais, faltando-lhe a flexibilidade e o jogo de cintura, mas principalmente a maturidade emocional. É uma personalidade que tende a julgar os outras baseando-se em critérios fantasiosos, justamente por ter um senso de julgamento infantil demais.

Tende a ser sedento de satisfação de seus caprichos (aquele comportamento do eu quero porque sim) São crianças que se recusam a crescer e a assumirem sua parcela de ser um adulto.

Jupiter retrógrado em Touro:

Perde tempo demais na vida tentando provar ao mundo o quanto estão certos em suas decisões, só para não ter que mudar, pois mudar é difícil demais.

Tendem a ter um comportamento de justificativas só para se fixarem em suas filosofias e continuarem presos aos próprios conceitos ultrapassados.

Essa é uma pessoa que tem a necessidade de se sentir no controle, e assim se ilude de diversas formas, passando a viver num mundo que cria dentro de si mesmo, acreditando que o controle que exerce sobre si mesmo é realmente um controle sobre os outros.

Jupiter retrógrado em gêmeos

Essa é uma pessoa que está aprendo a acreditar em sua verdadeira parte interior. É alguém que tende a passar muito tempo em conflito baseando sua própria filosofia de vida nas ideias dos outros, e assim, afasta de sua mesmo sua própria verdade enquanto se deixa ser influenciado pelas ideias dos outros.

Essa pessoa precisa aprender sobre ser quem realmente é. Precisa aprender a controlar sua verdade mas também não cair na tentação de impor suas ideias e opiniões aos outros.

Jupiter retrogrado em câncer

Essa é a personalidade que gosta de ser acolhido, e consequentemente se mantém na condição infantil e imatura.

Sempre preso ao seu passado, fica preso na sensação de que precisa ser protegido, e passa a vida se comportando como uma criança inocente, acreditando que é inexperiente e que precisa de alguém para guiar seus passos. Certamente é alguém que tem muita dificuldade em ser adulto, porque assumir as responsabilidades do mundo real é doloroso demais.

Suas lembranças são sempre exageradas e sempre sofridas e é bem provável que essa pessoa passe a vida repetindo sempre os mesmo erros do passado.

Jupiter retrogrado em Leão

Auto orgulho é a melhor definição para essa pessoa. Tende a ser moralista e hipócrita (aquele que prega mas não pratica).

É possível que as vezes seja indelicado com os outros e tende a interromper as falas alheias porque quer sempre ser ouvido e notado.

É o tipo sabe tudo e que tem sempre um bom conselho pra dar, epecialemente porque ele realmente acredita que tem algo de nobre em si mesmo, talvez alguma lembrança de vida passada. Sei lá...

O maior ponto fraco dessa pessoa é a pressa com que tira conclusões... certamente é alguém que não se conhece tão bem como acredita conhecer.

Jupiter retrógrado em virgem

O maior desafio dessa pessoa é a falta de visão geral, é alguém que tende a se fechar para o todo e não consegue ver uma imagem completa, especialmente sobre si mesmo.

Dessa forma, ele enxerga somente partes de um todo, e geralmente as partes com problemas ou defeitos. Dizendo de um jeito mais objetivo, é alguém que só sabe apontar os erros e os problemas, tanto dos outros quanto de si mesmo, acreditando nunca estar pronto o suficiente ou ser bom o suficiente.

Nas relações intimas acaba sempre vendo problemas, pois seu idealismo é tão gritante que fica impossível viver um relacionamento, ninguém é bom o suficiente para cumprir os pré requisitos dessa pessoa.

Jupiter retrogrado em libra

Esse é alguém que não sabe falar sobre si mesmo, pois acha que se falar vai ferir o outro.

Muito desse desconforto que sente é por acreditar que realmente ele é culpado por tudo. É uma pessoa que acredita que se as coisas não se resolveram é porque ele não resolveu, e ai acaba assumindo a culpa por tudo.

Tende a se colocar constantemente no lugar do outro para que possa ter uma visão dos dois lados, mas quanto mais faz isso, mais acaba abrindo mão de quem realmente é, e acaba se tornando alguém que nunca sabe o que quer.

Jupiter retrogrado em escorpião

Essa é uma personalidade bastante peculiar. Ele sabe que a verdade que tenta impor aos outros não é tão verdade assim.

É alguém que tem talentos inconfundíveis para despertar tanto o ódio quanto o amor. A admiração e o respeito quanto o desprezo e a desvalorização, mas com certeza é alguém que nunca será indiferente, o objetivo dessa pessoa deve ser superar essas tendências negativas e manipuladoras.

 

Jupiter retrogrado em sagitário

Essa é a personalidade sem chão, sem estabilidade e sem rumo porque acha difícil parar.

 Ele se atrai por milhares de coisas diferentes ao mesmo tempo e a consequência disso é a falta de foco e a inconstância de uma personalidade rasa e superficial, mas que acredita sinceramente ser um sábio ou um profeta, alguém que quer espalhar o conhecimento pelo mundo e iluminar os pobres mortais com sua sabedoria (contém sarcasmo aqui viu gente)

 

Jupiter retrogrado em capricórnio

Essa pessoa experimenta um conflito contante entre a expansão e o entusiasmo de Jupiter e a restrição, a sobriedade e a descrição de capricórnio.

Sempre essa pessoa se sentirá dividida entre prazer e compromisso

Jupiter retrogrado em aquário

É alguém que pode apresentar um eterno comportamento contestador. É inconformado com tudo e adora uma novidade, especialmente quando essa novidade implica em quebrar as regras e ser do contra, o que se reflete numa personalidade instável que pode adotar métodos bastante questionáveis para a execução das suas tarefas.

Jupiter retrogrado em peixes

Essa pessoa pode transitar entre a espiritualidade e o misticismo, mas nem sempre sabe realmente sobre o que está falando, pois tem dificuldade de acessar uma sabedoria filosófica.

Geralmente vemos um comportamento de fuga da realidade por achar o mundo hostil demais. É alguém que está aprendendo a estar em algum lugar, pois a maior parte do tempo essa pessoa está fugindo de si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psicanálise e Psicoterapia transpessoal

  Resumo do Livro "Psicopatia como Herança"História central: Foca em Lino, um homem cuja falta de consciência emocional afeta sua ...