Psicanalise e psicoterapia tranpessoal

 

Fibromialgia

Olá pessoas...

Hoje eu quero falar sobre a fibromialgia e como podemos identificar isso no mapa.

Primeiro vamos entender um pouco sobre o que é fibromialgia:

Segundo a definição da sociedade brasileira de reumatologia, a fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta sinais de inflamação nos locais de dor.

Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço físico (fadiga). Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória.

Ainda não se sabe exatamente qual é a causa, mas a principal hipótese é que pacientes com FM (fibromialgia) apresentem uma alteração da percepção da sensação de dor. Isso é apoiado por estudos em que visualizam o cérebro destes pacientes em funcionamento, e também porque pacientes com FM apresentam outras evidências de sensibilidade do corpo, como no intestino ou na bexiga. (então é comum essas pessoas terem intolerância a algum tipo de alimentos, como gordura, lactose etc...) assim como ter crises de intestino solto ou preso quando estão passando por alguma situação difícil.

Algumas pessoas desenvolvem essa condição após um gatilho, como uma dor localizada mal tratada, um trauma físico, uma doença grave ou trauma emocional.

A FM é bastante comum, afeta mais ou menos 2,5% da população mundial, mas geralmente afeta mais mulheres do que homens

Alguns especialistas dizem que essa doença se manifesta depois dos 30 anos, mas eu já vi muitos casos em moças com menos de 25 tendo essas crises. (eu mesma tive muitos problemas de fibromialgia aos 22 anos, na época nem se falava nisso, mas uma médica muito legal que eu visitava como propagandista na época me falou sobre isso)

Diagnóstico:

O diagnóstico é clínico, com a avaliação da história de vida da pessoa, exame físico e exames laboratoriais que vão ajudar a afastar outras condições que podem causar sintomas semelhantes.

O problema é que esses exames não são muito conclusivos porque geralmente não existe indicativos de alteração que remeta a uma inflamação, como a análise da proteína C reativa por exemplo, e os exames de imagem devem ser interpretados com muito cuidado, porque nem sempre o que a radiologia vai achar pode ser a causa da dor.

A FM pode aparecer em pacientes que apresentam outras doenças reumáticas, como artrite reumatoide e lúpus, e isso muitas vezes dificulta tanto o diagnóstico, quanto o tratamento e uma melhora completa.

A meta no tratamento da FM é aliviar os sintomas (então mais uma vez acaba-se tratando o sintoma e não a causa).

Não é uma doença que traz deformidades ou sequelas nas articulações e músculos, mas os pacientes apresentam uma má qualidade de vida, porque a dor é generalizada.

O principal tratamento da FM é não-medicamentoso, ou seja, os cuidados do paciente consigo mesmo são mais importantes do que as medicações, embora elas sejam importantes para aliviar o desconforto. 

O principal tratamento da fibromialgia é o exercício físico, mas, além disso, é importante entender que essa é uma doença que não tem um diagnóstico 100% definido ou estabelecido, então estamos mais uma vez falando sobre questões emocionais que se manifestam como sintomas no corpo, portanto, um trabalho de auto conhecimento e ajuda terapêutica é indispensável para tratar a fibromialgia.

As medicações são úteis para diminuir a dor, melhorar o sono e a disposição da pessoa com fibromialgia, mas sem o processo de auto conhecimento não existe mudanças significativas.

Dentro das síndromes de dores crônicas, a fibromialgia é uma das mais misteriosas porque ela tem um número bem grande de sintomas associados, como a fadiga, as dores crônicas, a perturbação do sono ou intestinal, a ansiedade e principalmente a depressão e os transtorno de humor, e por isso mesmo acaba sendo muito difícil fazer um diagnóstico.

Nos últimos anos, muitos estudos com o objetivo de melhorar a abordagem sobre a doença foram feitos, e os resultados obtidos apontam sempre a existência de problemas na concepção da natureza ontológica do ser (e para quem não sabe o que significa ontológico: a ontologia é um ramo da filosofia que estuda os conceitos do “ser”)

Então aqui a gente já começa a perceber que a dor física se mistura com a dor psíquica, e isso dificulta a construção de algum instrumento de medida ou de algum sistema classificatório que definam a doença e estabeleça um tratamento mais elaborado ou objetivo da dor.

A homeopatia, a Terapia Floral e a Acupuntura costumam apresentar bons resultados, mas o tratamento psicológico e espiritual, se tornam parte importante desse processo pela necessidade da transformação moral.

(e essa somatória de acompanhamento psicológico e espiritual é que ganha o nome de reforma íntima, porque quando falamos de espiritualidade, não estamos falando de religiosidade, mas sim de uma descoberta pessoal.)

Mas voltando ao caso das características da fibromialgia:

Sabemos que o caráter básico dessas pessoas é o perfeccionismo e a rigidez em relação a auto consciência (e eu acho que é interessante também entender o significado da palavra perfeccionista para não ficarmos presos em chavões rasos de conteúdo:

Então, segundo a definição do dicionário, 1- perfeccionismo é a tendência para exigir a perfeição, 2- vontade obsessiva de ser perfeito ou, 3- qualquer doutrina que encare a existência humana como uma tentativa de atingir um ideal de perfeição de caráter ou conduta vista comumente em doutrinações religiosas.)

Dessa forma eu espero que o entendimento do significado da busca pela perfeição possa fazer mais sentido quando estamos falando de amadurecimento moral que é proposto como parte do tratamento das questões de fibromialgia.

Assim fica mais claro perceber que o perfil dessas pessoas é a rigidez excessiva ou a auto cobrança excessiva que pode se refletir sob muitos aspectos da vida. Muitas vezes podem ser pessoas calmas por fora, mas um turbilhão de emoção por dentro que acaba transbordando para o corpo todo o conteúdo dessas emoções mal elaboradas que precisam ser trabalhadas.

Pelo olhar da psicoterapia transpessoal eu diria que são pessoas carregadas de sentimentos seculares de culpa e arrependimento, onde intimamente acreditam que a única coisa que eles têm direito é de sentir dor....

Essa é uma decisão de desmerecimento inconsciente que pode ser levada a diante durante muitas existências, e por isso, mais uma vez o compreendimento da questão do ser espiritual que somos é importante.

Então gente, nós estamos falando de muitas formas diferentes de demonstrar a dor emocional, nós estamos falando de:

- rigidez/ auto cobrança excessiva

- raiva contida (então tem aqui uma dificuldade de lidar com a raiva que pode ser descontrolada ou inerte)

- culpa e arrependimento (aqui vemos muita dificuldade de lidar com o perdão: seja de perdoar ou de oferecer o perdão)

-vazio de amor e desmerecimento (aquela pessoa que acha que não tem direito a nada, que não merece ser feliz, que nega o que é oferecido a ela)

Essas são geralmente as questões emocionais enraizadas que disparam os gatilhos físicos nessa pessoa: (a ansiedade/ depressão/ problemas intestinais/ distúrbios do sono/ hipersensibilidade da dor/ falta de foco...)

Então são essas características que vamos procurar num mapa, e nós vamos fazer isso observando os aspectos que sugerem isso, sempre pelo ponto de vista do desgaste emocional que a pessoa tende a desenvolver.

Rigidez e raiva contida

Aspectos entre marte e saturno: nesse caso, qualquer um deles vai trazer essa tônica da disciplina, o que pode diferenciar um aspecto positivo de um negativo, são as condições de cada um por signo e casa, e os planetas pessoais que envolvem

Aspectos entre marte e saturno falam sobre: *1 auto disciplina e auto responsabilidade*2-medo de falhar que pode levar para a inércia (ou seja, é tanta auto critica que a pessoa nunca faz nada, nunca começa nada porque tem medo de errar) *3-medo da agressividade/medo da força bruta *4-auto punição/auto sabotagem/ desmerecimento

Marte retrógrado: o marte retrógrado sozinho já sugere uma raiva contida, ou uma dificuldade em lidar com a expressão da raiva (do mesmo jeito que ele na casa 12 ou em peixes tem a mesma característica)

O marte retrógrado em oposição ao sol é um indicativo de medo, dificuldade de expressar a raiva por não poder fazer isso (medo) por isso ele tem muita relação com indicação de abuso, algo que fere no centro da auto estima dessa pessoa e ela acha que não pode falar nada pra ninguém, não pode reclamar, então é uma pessoa que tem muito a trabalhar em relação a auto estima e merecimento. É uma pessoa que não sabe dizer NÃO. (mas também quando aprende começa a falar não pra tudo)

Mercúrio retrógrado em escorpião também tem essa característica da raiva contida, mas nesse caso é uma raiva não verbalizada.

Saturno retrógrado no ascendente: nem preciso explicar muito aqui.. saturno é frio e seco, ele é o cobrador, então uma pessoa que tem esse ascendente é alguém que cobra muito, tanto de si quanto dos outros (lembrando que faz oposição com a casa 7) com certeza é alguém que tem muita dificuldade de lidar com o perdão.

Essa pessoa não sabe perdoar ninguém, nem ela mesma, e consequentemente se torna uma pessoa fechadona e isolada... a gente também pode observar isso no saturno de casa 4, mas nesse caso de casa 4, fica mais evidente no fim da vida... alguém que só desenvolveu a amargura na vida, e no fim dela não percebe que não fez laço afetivo com ninguém. Se queixando muitas vezes da ingratidão alheia (dificuldade de perdoar)

Aspectos entre saturno e lua: também sugerem esse vazio emocional, uma pessoa que nunca acredita no amor que está recebendo. São pessoas que tentam se proteger do sofrimento e acabam se isolando e criando uma rigidez muito grande. Aqui é comum perceber uma dificuldade de ser grato, como essa pessoa não percebe o que tem, só o que não tem, ela não sabe ter gratidão

Aspectos entre lua e Urano: sugerem a tensão emocional, uma pessoa que está sempre pronta para ir embora porque teme ser abandonada, então são pessoas que costumam abandonar primeiro. Geralmente essas pessoas precisam de um clima tenso no ambiente, de certa forma elas precisam sentir que alguma coisa está acontecendo, certamente é fruto de uma infância tensa, onde existia uma atmosfera geral de imprevisibilidade, agitação ou tensão. A consequência disso é uma personalidade que está sempre se preparando para fugir. E isso gera ansiedade e depressão por não conseguir acessar de verdade as emoções.

Aspectos entre vênus e saturno:  sugerem pessoas com a vida afetiva insatisfatória ou dramática. É bem comum encontrar nessas pessoas uma dificuldade em viver o amor de forma saudável, porque essa é uma pessoa que se acostumou a se esconder do amor como forma de auto defesa. É alguém que rejeita primeiro pelo medo de ser rejeitada.

São aquelas pessoas que sempre imaginam o pior mesmo estando tudo bem, então tem uma tendência ao negativismo, sentimento de culpa e desmerecimento. Essa é uma pessoa muito difícil de ser amada por que ela nunca se sente amada o suficiente, é alguém que sempre percebe mais o que não recebeu do que aquilo que recebeu, e isso gera sentimentos de abandono, culpa ressentimento e muita dificuldade de perdoar.

Gente, são só algumas situações onde a gente pode lidar com a fibromialgia no mapa, porque do mesmo jeito que ela é difícil de diagnosticar na clinica, também é difícil encontrar uma única linha de raciocínio no mapa, por isso que eu sempre digo que o mais importante é saber o que você está procurando no mapa, conhecer os sintomas de cada transtorno emocional e como as emoções desencadeiam esses transtornos é parte importante do processo de aliar a astrologia nos tratamentos psicossomáticos ou psiquiátricos.

É isso, bjos e até o próximo.. tchau.

Juliana Dorotéa

 

Psicanálise e Psicoterapia transpessoal

  Resumo do Livro "Psicopatia como Herança"História central: Foca em Lino, um homem cuja falta de consciência emocional afeta sua ...