Psicanalise e psicoterapia tranpessoal

 

Hoje quero falar com vocês sobre ao eclipse.

No dia 18 de setembro (2024) vamos ter um eclipse que já vai acontecer no eixo novo dos nodos lunares, esse é o primeiro eclipse que abre essa temporada, (mas ainda vamos ter outros eclises ainda esse ano acontecendo no eixo áries e libra)

Então aproveitando essa oportunidade, hoje eu vou falar sobre como são as personalidades nascidas com essa característica de nodos lunares.

Pra quem não sabe ainda o que significa os nodos lunares, ou o eixo de eclipse para a astrologia eu vou explicar de uma maneira bem resumida:

Os nodos marcam pontos de alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra, por isso eles conduzem os temas dos Eclipses. De um lado temos o nodo norte, que aponta para o destino, e do outro lado é como se fosse a nossa bagagem, aquilo que trazemos de aprendizado através do tempo.

No nosso mapa de nascimento o eclipse sugere algo que precisamos aprender a desenvolver na vida.

Ele é representado por um símbolo que parece uma ferradura, e só aparece no mapa o nodo norte, o eixo sul não aparece, mas sabemos que ele está lá exatamente no lado oposto.

O significado dele numa leitura de mapa é como se fosse um indicativo de caminho a ser seguido, uma bussola apontando sempre para o norte, ou o melhor caminho a ser seguido, isso sugere que as qualidades daquele signo devem ser aplicadas em sua vida, especialmente naquela área onde ele está, mas isso é algo novo, e como tudo aquilo em que somos principiantes, corremos o risco de ter medo, e nos escondermos na “zona de conforto”, naquele lugar quentinho que já sabemos como funciona, que é o nodo sul, ou dito de outra forma, o passado.

Ter o eixo de eclipse em virgem e peixes no mapa sugere uma personalidade que nasceu com o propósito de deixar de ser dependente e aprender a confiar mais em seus instintos naturais que vem lá do nodo sul em peixes, mas dessa vez sem fantasias nem escapismos, e sim com muito pé no chão e meticulosidade.

Com certeza essa é uma personalidade que tem uma grande bagagem espiritual, e por isso as vezes se sente sozinho e incompreendido por esse mundo cruel, então parte do trabalho de lapidação moral é lutar contra essa sensação de isolamento ou essa dor indefinível de não pertencimento.

O nodo norte em virgem propõe a lição da disciplina, porque sem ela fica impossível saber o que realmente estamos ofertando para o mundo, ninguém pode oferecer nada estando pela metade.

A luta individual dessa pessoa está em buscar a eficiência de salvar a si mesmo da sua própria tendência escapista e de auto flagelo. Não adianta nada morrer junto com quem está tentando salvar por empatia, é preciso estar inteiro pra oferecer seu ombro pra não correr o risco de ser contaminado pelo sofrimento alheio.

Esse é uma personalidade que tende a se acorrentar na própria hipersensibilidade, e acaba recorrendo a comportamentos perigosos para fugir da realidade. O passado dessa pessoa é regido por Netuno, e Netuno é o rei da confusão e da fuga da realidade, portanto, o desafio é aprender a colocar limites em si mesmo, para não cair na armadilha de se contaminar com dor do mundo.

Uma empatia muito grande é linda, mas gera uma carga pesada demais para se carregar quando não está pronto para suportar.

É importante colocar limites na compaixão e na proporção de realidade também, pois a tendência de ver tudo com as lentes cor de rosa netuniana de peixes, podem fazer com que nada seja completamente nítido aos olhos dessa pessoa.

Esse é uma vida dedicada a organizar o próprio mundo interno para se tornar consciente das suas ações, e abandonar o hábito de culpar os outros por uma insatisfação que é da própria pessoa.

Juliana Dorotéa

Psicanálise e Psicoterapia transpessoal

  Resumo do Livro "Psicopatia como Herança"História central: Foca em Lino, um homem cuja falta de consciência emocional afeta sua ...